Como ilustrado acima, tanto o conceito de Branding como o de Marketing são acompanhados de alguma indefinição. Onde começa um e acaba outro? Queremos por isso explicar visualmente o seu início, fim, e como interagem pelo meio de tangentes e sobreposição.
O branding é o caráter de uma mensagem. O marketing, o meio de a difundir.
De forma bem sintética, o Marketing é a estratégia (ou conjunto de estratégias) criada para difundir uma ideia ou um conceito. Engloba perceber como vai conduzir essa divulgação, que meios ou canais vai utilizar e, ainda, que soluções pode criar para servir este propósito.
O Branding é o carácter da mensagem — que traços de personalidade comunica, e que sensações vai proporcionar ao seu recetor.
Na lógica do envolvimento das marcas com os utilizadores, que é o que estamos aqui a tratar, podemos adicionar mais uma camada: a Experiência de Utilizador (ou, abreviado, o já tão conhecido UX). Utilizando a mesma temática, pode definir-se pela forma como o recetor da mensagem interage com a mensagem.
Quer informar-se e perceber melhor como estes aspetos podem acelerar o seu negócio? Contacte a mbooster e ative um processo de consultoria.