
É crucial compreender o impacto da identidade visual na construção de uma marca no mercado e como este vai influenciar o sucesso da mesma.
Quando criamos uma marca é importante que, não só, ela represente de forma clara o seu conceito, mas também, que se distinga de forma positiva da sua concorrência.
É importante que a marca possua uma identidade bem definida e esta identidade vai ser fruto de diversos fatores como, a relação que a marca pretende manter com o público-alvo, os seus valores e os seus objetivos.
A identidade visual é composta por vários elementos, entre estes a tipografia, a paleta de cores, os símbolos gráficos. Todos estes devem ser bem definidos e utilizados com coerência nos diversos meios de comunicação da marca. Todos os elementos devem ser adequados à marca e aos seus objetivos.
Todas as marcas beneficiam de uma identidade visual bem conseguida pois é esta que cria uma relação de compromisso entre ela e o público.

Identidade visual | n. f.
A identidade visual é uma junção de vários elementos gráficos. Alguns elementos que fazem parte da identidade visual são o logotipo, a palete de cores, tipografias utilizadas, as imagens, ilustrações e ícones, frases, slogans, entre outros meios de comunicação.
De forma a criar estes elementos é necessária uma pesquisa, interna e externa, aprofundada. A pesquisa interna consiste em conhecer a marca, os seus objetivos, os seus valores e o seu público-alvo.
Por outro lado, a pesquisa externa é o conhecimento do público-alvo e das marcas concorrentes no mercado. Qualquer detalhe da marca à qual o público tem acesso vai ter impacto na maneira como a marca é percecionada.
É através da identidade visual que se realiza uma estratégia pensada de forma a promover a marca.
Um profissional na área vai impulsionar o crescimento da marca, vai também transmitir a mensagem pretendida de forma correta. A atenção ao detalhe e planeamento, a criação de um manual de marca, são todos fatores importantes a considerar.
O que deve ser considerado?
Nome
Devemos ter em conta uma sonoridade, a facilidade de leitura, as associações que podem ser feitas ao nome e se estas são positivas e estar relacionado com a marca.
Cor
A cor deve estar associada à marca, pois deve transmitir a mensagem pretendida. Confirmar o significado das cores e analisar as cores utilizadas para outras marcas irá ajudar na transmissão da mensagem de forma positiva.
Imagens, símbolos e ícones
Um aspeto essencial na utilização destes elementos é a sua qualidade. Deve existir uma
atenção especial em relação à qualidade e deve ser adaptada aos diferentes formatos onde
será utilizada.
Relativamente ao símbolo, este deve identificar uma ideia, um produto, um serviço, uma ação, tendo em conta a intenção da marca, ainda que este possa ser abstrato ou figurativo.
Tipografia
A escolha da tipografia, mais uma vez, deve refletir a imagem da marca. É também importante que esta seja legível.
Onde pode ser aplicada a identidade visual?
- Cartões de visita;
- Materiais impressos (flyers, folhetos, cartazes…);
- Embalagem de produtos;
- Site;
- Redes sociais;
- Muitos outros formatos!
Quais são os seus benefícios?
- Diferenciar o negócio da concorrência;
- Passar a mensagem pretendida;
- Reconhecimento da marca;
- Credibilidade e confiança;
- Personalidade;
- Esteticamente agradável;
Quando é boa altura para mudar?
Uma marca já existente, com uma existente identidade visual, positiva ou negativa, vai beneficiar de alterar a sua identidade visual, de forma a evoluir com o crescimento da marca.
Para determinar a altura certa para mudar a identidade visual, deve ser feita uma nova análise à marca.
Está a alcançar o público pretendido? A estética utilizada ainda transmite a mesma mensagem, seja isto relativo a cores, à tipografia, à identidade no geral…? Existem mudanças internas que devem ser acrescentadas à mensagem da marca?
Considere que, no entanto, pode ser necessário manter relação com a identidade existente.
Quais são erros comuns na sua criação?
Um dos erros na criação da identidade visual é não ser dada a devida prioridade a este aspeto.
Falta também, por vezes, um compromisso com a identidade, por exemplo, não basta criar o logotipo, é necessário acompanhar este do manual de marca, com variações do logotipo, como este deve ser utilizado, paleta de cores, a tipografia utilizada, entre outros detalhes da identidade.
Outro problema que pode surgir nesta área é a gestão da comunicação de forma inconsistente.
O processo de gestão de marca é mais que o nome, imagem, logotipo, é a integração destes elementos num planeamento estratégico da marca. A identidade visual deve ser coerente perante todos os seus meios de comunicação.
A identidade visual é um suporte essencial na evolução e no sucesso da marca. Esta vai transmitir os valores da mesma e vai direcioná-la ao público-alvo, de modo a alcançar potenciais consumidores.
Se quer saber mais sobre como melhorar a sua marca e pretende ser aconselhado, contacte-nos. Sinta-se à vontade para falar sobre as suas necessidades e objetivos com a mbooster.