O Funil de Vendas é uma das mais eficazes estratégias do marketing digital. O funil é a técnica usada para conversão de utilizadores a transformarem-se em clientes, ou potenciais clientes.
Imaginando um funil casual, este divide-se em 3 PARTES. O Topo, Meio e Fundo do Funil, ou TOFU, MOFU e BOFU, respetivamente.
O processo do Funil de Vendas é, essencialmente, agarrar no visitante que está no ToFu, e fazê-lo avançar até ao Fundo do Funil. Traduzindo, significa que o utilizador começou como apenas visitante, foi captado a sua atenção e dados e fez uma compra.
A captação da sua atenção é realizada através de passos fundamentais e boas práticas de marketing digital.
TOFU – Topo do Funil de Vendas
Aqui, o cliente tem conhecimento zero da sua marca. Todos os esforços são direcionados para o captar e para isso deve focar-se em:
- Publicidade em redes sociais, sites, Youtube, tudo o que o seu cliente-alvo pode visitar;
- Patrocínio em eventos;
- Campanhas de branding.
O potencial cliente não sabe que tem um problema e é importante que a comunicação feita seja na divulgação do problema e da solução.
MOFU – Meio do Funil
Nesta fase, o objetivo é levar o cliente-alvo à página da marca e convencê-lo a preencher um formulário de forma a obter os seus dados. A permissão do cliente é preciosa, o Marketeer está disposto a pagar para adquirir essa atenção uma vez que essa permissão economiza tempo. Porém, dando os seus dados, o cliente quer algo em troca, normalmente, um e-book, consultoria grátis ou até mesmo descontos.
“O Marketeer, para receber, tem que dar.”
Aceitando a permissão de utilização dos seus dados, o cliente passa de utilizador potencial a lead. Nesta fase, a automatização em marketing é fundamental para captação da lead.
As ferramentas mais usuais e interessantes são:
- Marketing de Conteúdos;
- Redes Sociais;
- E-mail marketing automatizado;
- SMS Marketing;
- ChatBot Marketing.
Agora que o cliente já viu o que tem para oferecer, isso leva-o ao Fundo do Funil, BoFu, onde os leads se convertem em vendas.
BOFU – Fundo do Funil de Vendas
Agora que estão no fundo do funil, os clientes só precisam de uma última motivação para a realização da compra. Para se dar o empurrão final é comum oferecerem-se portes grátis, desconto na próxima compra ou outro incentivo.
Na última etapa do funil, onde o cliente-potencial decide fazer negócio. Neste momento passa de lead a cliente, ou seja, o funil funcionou como conversor de vendas. Estas conversões são a maneira de se medir o sucesso da aplicação do funil.
Já sabe o que é um Funil de Vendas, conhece as etapas, agora só falta aplicá-lo ao seu negócio. Mas como? Pergunta-se. Assim.
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Imagem de capa: Thomas Franke