Como praticar um bom e-mail marketing

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Quando bem executado, o e-mail marketing pode ser um ótimo aliado para a conexão com o seu público, visto que este funciona como um canal de marketing direto.

No entanto, é fácil deitar tempo e recursos a perder se a comunicação da empresa for construída em más práticas.

O primeiro passo para uma estratégia de e-mail marketing de sucesso é definir os objetivos a alcançar. Se não existir uma estratégia definida o quanto antes, o nosso conteúdo poderá facilmente transformar-se em spam.

Como distinguir o conteúdo spam?

O e-mail marketing de qualidade baseia-se em 3 pontos fundamentais:

  • Consentimento
  • Segmentação
  • Personalização

 

Isto significa que…

  • Deve evitar o envio de e-mails não solicitados ou sem permissão explícita dos usuários;
  • A sua lista de clientes deve passar por um processo de segmentação de acordo com os seus objetivos;
  • É necessário entregar conteúdo relevante para cada segmento definido;
  • Deve evitar e-mails extensos, bem como o excesso de links associados ao mesmo;
  • Não deverá realizar o envio do e-mail sem antes incluir um CTA (call to action = apelo à ação) concreto e apelativo.

Existem diversos tipos de e-mail marketing que poderá praticar ao longo do tempo, cada um com um objetivo específico em mente.

 

Promocional:

  • Promover ofertas especiais;
  • Lançamentos de novos produtos;
  • Conteúdos de portais (Ex. E-books ou Webinares);
  • A marca em geral.

 

Informativo:

  • Newsletters: conteúdos de valor enviados em intervalos regulares – ajudam a manter pontos de contacto;
  • Partilha de ideias, pensamentos e dicas, aumentando o valor do seu negócio para o público;
  • Partilha de informação sobre novos lançamentos de produtos ou até alterações de serviços.

Podemos ainda contar com e-mails de boas-vindas, de compra online, de carácter sazonal ou até de nutrição de base de dados (para melhor fidelizar clientes ou contactar aqueles que se encontram inativos há algum tempo).

Porquê adotar o e-mail marketing como uma estratégia de comunicação no seu negócio?

Além de ser este um canal de comunicação direta (one-to-one) para com o seu público, tem um baixo custo de investimento quando comparado com o retorno financeiro alcançado. Impulsiona também o aumento das vendas e constrói uma comunidade de clientes.

As campanhas de e-mail marketing são completamente personalizáveis e em maior escala do que seria possível nas redes sociais. Apresentam um elevado nível de alcance e de eficácia, contando ainda com a possibilidade de obtenção de relatórios de entrega e visualização de um mapa de cliques.

É então possível recolher dados sobre o comportamento dos seus clientes e utilizá-los em futuras estratégias. Por exemplo, imagine que 80% dos seus subscritores escolheu clicar num par de sapatos. Pode deduzir que a visita destes converteu.

 

O e-mail marketing, quando bem praticado e aliado a uma sólida vertente estética e interativa, pode sem um ótimo investimento para qualquer negócio.

Saiba como podemos criar e gerir estratégias para o seu negócio recebendo uma apresentação ou simplesmente preenchendo um pedido de contacto.

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