Portugal conheceu um grande crescimento de e-buyers. Segundo o ecommercenews.eu, durante o ano de 2020, volume de negócios online aumentou 10%(embora seja uma das taxas de crescimento mais baixas da Europa). Em 2021, “40,4% das pessoas dos 16 aos 74 anos efetuaram encomendas pela internet, mais 5,2 pontos percentuais do que no ano anterior”, segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística).
O comércio online veio para ficar e continua a crescer em Portugal, o que despertou nas empresas uma necessidade de adaptação aos novos comportamentos dos consumidores atuais. O INE afirma também que “em 2020, mais de 1/5 das empresas iniciaram ou aumentaram esforços para vender através da internet”.
Na verdade, a transformação digital de Portugal e a modernização das empresas é uma das prioridades apontadas por programas de investimento e de recuperação financeira, como o PT2030 ou o PRR.
São argumentos como o crescimento da expectativa de plataformas de venda mistas (hoje em dia, o público já espera e exige um espaço físico e um espaço online, que muitas vezes interagem entre si, como é o exemplo de comprar online e levantar em loja) e o investimento por parte dos concorrentes no e-commerce que têm vindo a impelir os negócios a considerar criar uma loja online.
Ainda assim, muitos negócios ainda se colocam questões sobre este canal de vendas relativamente novo.
Perguntas Frequentes sobre Criar uma Loja Online
Se tem a intenção de criar uma loja online, existem várias questões comuns que se acumulam no seu espírito. Aqui estão algumas, respondidas do modo mais transparente possível:
E se eu criar uma loja online sozinho?
Hoje em dia, são muitas as pesquisas em torno de criar loja online de forma grátis, utilizando programas de construção em bloco supostamente acessíveis a todos. Em Portugal, é muito comum abordarmos as coisas de forma faça-você-mesmo, mas a verdade é que não vale a pena fingir que somos bons a tudo. Se quer ter um site bem construído, bonito e funcional, não existe outro caminho senão contratar alguém. Como se diz em inglês, leave it to the professionals.
E atenção, é impossível contratar UMA pessoa que tenha competências de web design, código, design e criação de conteúdos. Como se estava a dizer anteriormente, ninguém é bom a tudo.
Quanto custa uma loja online?
Esta é a pergunta para a qual todos querem resposta, e a resposta é sempre depende. Assim como fazer um orçamento para a construção de uma casa varia muito tendo em conta o número de quartos que tem, também o orçamento para fazer uma loja online varia. Há estúdios de comunicação e web design que cobram mais ou menos, mas que só vão poder apresentar um orçamento quando lhes for explicada a dimensão do projeto.
A solução passa por pedir várias propostas formais e depois escolher a que lhe parecer melhor (tente não ficar desapontado se essa não for a mais barata, pois afinal está a criar um canal de vendas adicional). Também pode escolher o seu parceiro em função da proximidade. Nós, por acaso, somos da Batalha.
Atualmente, é possível candidatar-se a um programa de apoio financeiro que favoreça a transformação digital de Portugal.
O que é necessário para que uma loja online seja legal?
Essa é uma excelente pergunta, pois é preciso ter as coisas em ordem para não sofrer no caso de inspeção da ASAE ou na eventualidade de algum litígio com clientes. Além de estar devidamente registado nas finanças, a sua loja online deve cumprir com uma lista de requerimentos, como o livro de reclamações online, os contactos dos Centros de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo, etc. (é por questões desta natureza que não é boa ideia criamos sozinhos uma loja online).
Vale a pena?
E uma loja física, vale a pena? Vale sempre a pena se apoiar o seu investimento com um plano devidamente fundamentado e registado. Não abra uma loja online se não tiver um plano estratégico para ela. As lojas online não são feitas para ficarem a existir num limbo à espera que um motor de busca repare nelas. Mas não esqueça o seguinte: pode valer muito a pena. Se não estiver a obter os resultados desejados, não pense que é porque se trata de uma loja online e pronto. Qualquer fator pode ser o ponto da questão, como o produto, a fotografia, o preço, etc., tal como acontece numa loja física.
Como é o processo de criação de loja online?
Se deu o primeiro passo e selecionou um estúdio de comunicação (como o nosso), é provável que se siga um levantamento de requisitos. É essencial perceber o encadeamento de informação, a estrutura do site e a hierarquia dos produtos. Quanto ao aspeto visual, a integração do logótipo e imagens, pode ser debatida uma solução para a melhor experiência visual possível.
Quando estiver finalizada, quem vai gerir a minha loja online?
A resposta depende da dimensão da loja e do seu sucesso. Existem diferentes soluções para esta questão, mas os seus funcionários administrativos poderão receber formação para gerir a loja, assim como poderá contratar alguém novo, subcontratar ou até combinar os esforços de gestão de loja online interna e externamente.
Como faço para divulgar a minha loja online?
Comece por uma campanha de ativação de loja tanto a nível offline como online. Depois, existem muitas estratégias de comunicação por onde escolher, mas o melhor será estudar o seu público-alvo e perceber como o pode alcançar. O modo mais comum é utilizar tráfego pago nas redes sociais, pois têm vindo a ser programadas para acolher melhor as empresas. A evolução da popularidade da sua loja vai-lhe dizer o que fazer.
Um fator de grande importância é a reputação do seu site, que leva tempo a construir.
Se quer saber mais sobre e-commerce e pretende ser aconselhado, contacte-nos e esteja à vontade para falar sobre as suas necessidades. Se é tudo muita coisa e quer tudo bem feito, a mbooster faz a sua loja online e cria conteúdos para a mesma.