Saiba o que é o marketing local e como promover o seu negócio junto de quem vive ou trabalha na sua região.
Fez um estudo de mercado, segmentou, mediu a atratividade e elegeu um segmento com base na localização. E a localização não é nem menos nem mais a da região onde opera. Se o seu negócio beneficiaria de uma ativação local, há que saber utilizar estratégias de marketing local para obter resultados e alcançar objetivos.
Quem somos no mapa?
Na Mbooster, uma agência de marketing e publicidade, também reconhecemos a importância do marketing local e formamos parcerias com os negócios que nos são próximos, adotando assim uma filosofia WIN-WIN e tirando vantagem da proximidade física para estreitar relações e facilitar o contacto. No nosso caso, apesar de também operarmos noutras partes do país, somos muito ativos no nosso distrito de Leiria e no nosso concelho da Batalha.
Afinal, é uma situação única poder trabalhar com vista para o Mosteiro da Batalha.
O que é o marketing local?
O marketing local constitui uma variante do marketing que se foca em desenvolver estratégias para promover os seus produtos e serviços junto de quem vive, trabalha ou frequenta a região onde o seu negócio se localiza. O marketing local é, ou devia ser, uma prática comum em estabelecimentos como clínicas médicas, restaurantes e lojas físicas.
Como atrair os seus conterrâneos?
Para chegar ao seu público-alvo a nível local, existem imensos recursos que se podem utilizar e adaptar à medida de cada negócio e de cada objetivo. Apresentamos apenas algumas da mais óbvias:
1. Reviews
Receba comentários, apreciações e testemunhos. Não será apenas benéfico para a sua presença online, tornando-se mais completa e detalhada, como pode optar por reviews feitas por figuras locais bem conhecidas. Esta ligação com outros negócios ou organizações próximos de si criará imediatamente um enquadramento local.
Para receber reviews online, deverá ter o Google My Business bem configurado e um formulário adaptado no seu website. Ainda assim, até um comentário nas redes sociais já terá impacto.
2. Humanização
As pessoas adoram outras pessoas, e estamos todos programados para reconhecer caras. O seu projeto tem uma cara?
Torna-se mais fácil associar uma determinada causa a uma determinada pessoa — que a ajude a humanizar e que ajude o público a identificar-se através de um processo de personificação. Geralmente, este trata-se de um embaixador de marca. Veja-se o exemplo do Garret McNamara que, através de várias parcerias com a Turismo de Portugal ou a Buondi, se transformou num embaixador do país de Portugal enquanto marca. Ou, pelo outro caminho da fama, o Cristiano Ronaldo ser a cara de Portugal para muitos estrangeiros que não conhecem bem o nosso país. Mas se gostam do Ronaldo, gostam de Portugal.
— E um país pode ser uma marca?!
— Sim, mas agora estamos a falar da nossa terra enquanto marca.
Numa escala local, o próprio proprietário ou o gestor da empresa pode encarnar este papel ao desenvolver uma persona. Por vezes, isto acontece com o fundador do negócio, que acaba por ser retratado como uma personagem numa história cheia de elementos locais. Pense-se num restaurante local, que foi fundado pelo bisavô António e que passou de geração em geração (claro, com nomes de pratos cheios de tradição como “doce da avó”, “bacalhau à casa” e “posta do ti’Zé”).
No entanto, ser um embaixador da marca significa ser o seu porta-voz. As nossas palavras e as nossas ações são as da marca e, quando somos reconhecidos na rua, é a marca que é reconhecida também. Tal como acontece com o Ronaldo, se os locais gostam de si, gostam do seu negócio.
3. Cultura local
É quase certo que, na sua terra, exista uma cultura bastante própria consoante as suas características. Aveiro, por exemplo, é um local muito ventoso e chuvoso, e na internet circulam piadas, memes e fotografias de chapéus-de-chuva partidos.
A sua estratégia de marketing local pode ter excelentes resultados se tirar partido da cultura da sua terra e integrar elementos e referências na sua comunicação e até mesmo nos seus produtos.
4. Palavras-chave locais
Como chegar aos resultados de pesquisa das pessoas que vivem ou trabalham na área que pretende penetrar? Como chegar ao feed das redes sociais delas? A resposta está em técnicas de SEO. Saiba tudo sobre Search Engine Optimization aqui.
Esta dimensão do marketing digital passa por otimizar o seu site e os seus perfis com conteúdos que contêm palavras que estejam a ser pesquisadas. Por exemplo, pode estar a pesquisar “criar website Batalha”, à procura de agências de comunicação que lhe criem um site. Considera que é muito mais vantajoso para si encontrar alguém que esteja perto de si, com quem o contacto presencial é muito mais fácil e com quem até deve ter conhecidos em comum. Nesse caso, uma agência de marketing batalhense incluirá no seu conteúdo as palavras que pesquisou: “criar website Batalha” para ter mais hipóteses de ser encontrada por si.
Pode tratar-se de uma oportunidade, porque o seu negócio pode tratar um nicho e ter menos concorrência. No entanto, poderá ter menos pesquisas dependendo da procura e da densidade populacional com que estaria a lidar, que deve ser baixa.
5. Seja referido
Procure maneiras de que o seu negócio seja referido noutros locais, offline e online.
Um exemplo offline. Se é psicólogo, procure a clínica local e negoceie para deixar o seu contacto (caso não ofereçam consultas de psicologia). Assim, se alguém telefonar a perguntar por consultas dessa natureza, o rececionista pode dizer “Desculpe, não temos essa especialidade, mas posso dar-lhe uma referência de um excelente psicólogo nesta mesma zona”.
Um exemplo online. Se é nail artist, procure deixar links para o seu portfólio digital nas redes sociais e no website do cabeleireiro local que não oferece esse serviço. Peça aos seus clientes que tirem uma foto ao seu trabalho e o recomendem nas redes sociais, e interaja com essa mesma publicação.
6. Seja facilmente contactado
Há que deixar num local visível e acessível os seus contactos: telefone, localização e email. Reforce a sua disponibilidade e orquestre a sua presença online de modo a que quem tem a intenção de o contactar o possa fazer rapidamente e sem esforço. Nos dias de hoje, é raro perdermos mais do que uns segundos a procurar um contacto.
7. Online combina com offline
Como já foi mencionado, o marketing local opera com uma ligação constante entre o online e o offline. Estas dimensões complementam-se de forma muito mais estreita pois existe uma componente de proximidade física entre o negócio e o cliente. Acontece frequentemente em Portugal que os negócios locais se apoiem apenas no marketing offline, o que, num mundo cada vez mais digital, nem sempre oferece os resultados desejados.
No caso do marketing local, na atualidade e tendo também em conta a situação de pandemia que é vivida e todo o seu impacto em todos os aspetos da vida, o offline não pode viver sem o online e vice-versa. Por exemplo, poderá ser mais frequente um cliente comprar na sua loja online, que pode visitar a qualquer dia da semana e a qualquer hora, e escolher levantar o artigo em loja. Deve certificar-se que a interface de usuário existente suporta bem esta opção e até a promove.
Esperamos que tenha retirado algumas ideias quanto à importância do marketing local, tanto a nível digital como a nível offline, para alavancar o seu negócio e competir pelo cliente mais conveniente. É crucial agir, medindo resultados e avaliando o desempenho das suas ações de promoção e da sua comunicação, para poder prolongar ou alterar as estratégias que usa.
É muita coisa e quer tudo bem feito? Contacte-nos rapidamente, que tratamos de tudo. E, se está pela Batalha, passe pelo nosso escritório para tomar um café e falar sobre o seu projeto sem compromisso.